segunda-feira, 29 de julho de 2013

Kinder Ovo dos Pampas (por Juliano Lanius)

                                                       
            Quando criança, adoramos ganhar presentes. Qual criança não gosta? Mas o bom mesmo são os momentos que antecedem a abertura e revelação do regalo. Toda aquela expectativa em saber o que se encontra dentro do embrulho nos faz imaginar mil coisas. “Será que é um carrinho? Será que é uma boneca? Se for roupa eu não quero!”
Todos conhecem o chocolate chamado Kinder Ovo, não é? Pois é, este pode ser considerado como o legítimo exemplo de espera angustiante. Muitas vezes, gastamos horrores de dinheiro tentando acertar na compra do Ovo que contém aquele brinquedo que falta à nossa coleção. Na maioria delas, não conseguimos. E, se conseguimos, já não temos mais um terço da mesada concedida por nossos pais. Aí, lá vem outra série de surpresas e somos obrigados a tentar completar mais um grupo de mimos.

Assim também é a fruta chamada caqui. Existe uma lenda que diz existir dentro da semente desta fruta desenhos de talheres, como garfo, faca e colher. Sempre achei esta história meio boba, porém a comprovei abrindo a semente e testemunhando o fato, que muitas vezes é a alegria de crianças, jovens e até adultos que desconhecem a lenda. Que na verdade não é lenda, pois cada semente realmente possui um dos talheres: garfo, faca ou colher. Vêm daí algumas brincadeiras e jogos na tentativa de adivinhar qual utensílio virá na próxima semente. Coisa simples, mas que aguça a curiosidade de pessoas que, sem conhecimento de causa, ousam denominar o caqui de “Kinder Ovo dos Pampas”.
E não deixa de ser autêntico. Como o chocolate, o caqui também possui a forma arredondada. Ambos possuem casca, são comestíveis e têm, em seu interior, surpresas que despertam nosso interesse, como bons curiosos que somos. Esta denominação se deve a uma conversa informal durante o almoço, em que lembranças do tempo de criança sempre vêm à tona. Devíamos registrar este nome e dar os créditos à professora de língua inglesa Gabriela Bueno, cuja surpresa a fez criar um novo produto gaúcho: o “Kinder Ovo dos Pampas”. De repente, até aumentemos o consumo e as exportações da fruta, devido ao desejo indiscreto e intrínseco do ser humano em saber o que há por dentro das coisas e comprovar uma teoria, no caso a dos talheres. Mas, com certeza, devemos pedir aos produtores que repassem à professora Gabriela uma porcentagem das vendas, afinal de contas uma nova marca foi criada.

O caqui é originário da China, sendo também muito consumido no Japão. Porém, o Rio Grande do Sul tem uma forte produção da fruta, justamente pelo clima favorável ao cultivo, pelo solo fértil que possui nosso Estado e pelo fato de possuirmos pessoas curiosas que compram o produto somente para ver se é garfo, faca ou colher. Portanto, podemos sim considerar o caqui como o “Kinder Ovo dos Pampas”, ou “Kinder Ovo nissei”. Contudo, devemos valorizar os produtos que venham da nossa terra, por isso meu voto vai para o primeiro nome.
Graças a Deus estamos em época de alta produção de caqui, pois, com a nova descoberta, é bem provável que a professora provoque a falta da fruta nos supermercados e feiras. Não que ela vá comer todos os caquis, mas certamente ela abrirá todas as sementes no anseio de ver os desenhos dos talheres ou na tentativa de invalidar a história.
Fica aqui um aviso a todas aquelas pessoas que gostam de caqui: corram e façam seus estoques, pois pelo jeito Gabriela vai dar um desfalque na comercialização da fruta. Ainda mais que essa semana é de pagamento, ou seja, com dinheiro no bolso e a novidade da surpresa em voga, haja paciência para desvelar os segredos do “Kinder Ovo dos Pampas”.

 
(Juliano Lanius)

Nenhum comentário:

Postar um comentário