segunda-feira, 24 de junho de 2013

Depilação com luz pulsada (por Juliano Lanius)


Depilação com luz pulsada

            Dia desses, tive a confirmação de que os relacionamentos entre amigos homens e amigas mulheres são totalmente diferentes. Ainda bem. Enquanto homens preferem não conversar diante de uma partida de futebol, mulheres trocam informações sobre os cabeleireiros.
            Na realidade, até o tratamento entre gêneros é distinto. O do homem é escandaloso, mas sincero. O das mulheres, animado, mas dissimulado. Dois amigos, quando se encontram, depois de algum tempo sem se ver, cumprimentam-se: “E aí, seu maricas! Como vão as coisas? Seu filho da p*, quanto tempo! Vê se aparece mais vezes, fedorento!” Depois, comenta com os outros amigos: “Considero este cara como se fosse meu irmão.” Já as mulheres: “Oi amiga, tudo bem? Que lindo ficou teu cabelo com essas mechas. Onde tu compraste teu esmalte? Que cor linda! Bolsa nova? Tá podendo, hein!” Em outro momento: “Que perua! A bota não estava combinando com o cinto. E o decote? Até parece que aqueles dois são de verdade. Duvido!”
            Porém, as mulheres conseguem manter mais a proximidade afetiva em sua relação com as amigas do que os homens com os amigos. Se beijam e se abraçam longamente. Conversam de mãos dadas, sentadas no sofá. Não fecham a boca um minuto sequer. Muitas vezes, se torna ininteligível o que conversam. Mesmo para amigos modernos e cabeças-abertas como eu e meu amigo, Mário. Presenciamos a conversa entre nossas respectivas companheiras, que são amigas de confissão. Sabem aquelas que conhecem tudo uma da vida da outra? Dessas. Será que as namoradas, esposas, noivas, concubinas, ou seja lá o que for, não percebem que denigrem a privacidade do homem quando revelam a vida dos dois à um terceiro? No caso, uma terceira. Os homens se mantêm mais conservadores no quesito intimidade. Não estamos acostumados a ver o estilo capilar das partes íntimas do outro. Se é “Hitler Style” ou “peruca de palhaço”. Nem mesmo gostamos do fato de emprestarmos nossas roupas à outra pessoa.
            Bem, voltando ao teor da conversa entre minha mulher e a de Mário, o fato é que elas estavam tagarelando sobre uma nova técnica de depilação. Imaginem a cena. Duas mulheres e dois homens em uma sala. Futebol na TV. E depilação nas gurias. Não combina, não é? Pelo menos, o papo serviu para plantar a semente da idéia de que Mário poderia se submeter a tal “depilação com luz pulsada”. Não sabíamos, até então, que Mário é conhecido na corporação – ele é policial – como primo Itt. Parece-me que ele até vai participar de uma campanha de arrecadação de pêlos para a confecção de perucas em prol da Associação dos Carecas do Nordeste. Vai receber, inclusive, medalha de honra ao mérito.
            Engraçadas também são as diferenças de diálogo entre os casais. Enquanto o homem pede a ajuda da mulher para relembrar os fatos dos quais já não se recorda, a mulher reclama que as dietas do marido não duram mais de três dias. Mas, como diz minha mulher, cada casal se entende do seu jeito. Cada amigo sabe do outro. Cada relacionamento é único e inconfundível. Por isso, continuamos juntos. Todos nós.
 
(Juliano Lanius)

Um comentário:

  1. Porra, Juliano, o que diabos é essa tal depilação com luz pulsada??
    Tu que é o nosso espião e tá por dentro, explica aí pra galera peluda rs...

    ResponderExcluir